sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Reflexao.

Reflexao sobre o texto de Lévy . Anova relaçao com o saber. Educaçao e cibercultura; deve ser fundada em uma analise previa da mutaçao contemporanea da relaçao -saber. Há tres constataçoes: a primeira velocidade de surgimento e de renovaçao dos saberes -savoir-faire. A segunda constataçao à nova natureza do trabalho - transaçao de conhecimento nao opara de crescer. E trabalhar - aprender ,transmitir saberes e produzir conhecimentos. E a terceira constataçao - o ciberespaço - tecnologias intelectuais que amplificam numerosas funçoes cognitivas humanas:memorias ,imaginaçoes(simulaçoes) percepçao, raciocinios. Favorecem - novas formas de acasso à informaçao como navegaçao por hiperdocumentos etc - novos estilos de raciocinio e de conhecimento como a simulaçaoAs memorias dinamicas - objetivadas em documentos digitais ou programas disponiveis na rede(reproduziveis/transferiveis) -compartilhados - entre numerosos individuos - aumentam o potencial de inteligencia coletiva dos grupos humanos.Saber -fluxo - trabalho - transaçao de conhecimento - novas tecnologias de inteligencia individual e coletiva mudam profundamente os dados do problema da educaçao e da formaçao.Nao se pode ser mais ser planejado e definido antea os conteudos. Deve construir novos modelos do espaço do conhecimento.Preferir imagem de espaços de conhecimentos emergentes,abertos,continuos em fluxo -não lineares- conforme objetos ou contextos- singular e evolutivo .Grandes reformas -educaçao e formaçao: a primeira EAD( ensino aberto e a distancia) ao cotidiano e dia a dia da educaçao O professor como animador da inteligencia coletiva. E a segunda reforma reconhecimento das experiencias adquiridas,saberes nao academicos. E a ferramenta ciberespaço - testes automatizados acessiveis a qualquer momento e redes de transaçoes entre oferta e procura de competencia.A Universidade do futuro - animaçao à nova economia do conhecimento. E soluçoes - árvores de conhecimento . O seculo XX ampliaçao do mundo , diversidade, crescimento do conhecimento cientifico e tecnologico.Hoje o conhecimento indominavel. Emergencia ciberespaço. Os saberes nao algo abstrato , mais visivel - pensamos juntos. E a cibercultura - simulaçao central - compartilhar. A simulaçao ajuda a memoria´, modo especial do conhecimento e interativo. O ciberespaço interconexao do computadores do paneta - comunidades virtuais, reservas de imagens. Simulaçao interativa mediadas interligadas coletivas da humanidade.(Levy, Pierre - A nova relaçao com o saber))

3 comentários:

Anônimo disse...

cancelar este ficar o outro

Anônimo disse...

cancelar este blog ficar o outro

Anônimo disse...

nao estou sabendo operar mas quem escreveu foi NOEMILDE.